Circuitos Europa - Portugal e Espanha
por pessoa
1º Dia (Segunda) Chegada a Lisboa
Chegada ao aeroporto de Lisboa. Recepção e traslado privativo para o hotel. Hospedagem. Às 19h30 na recepção do hotel terá lugar reunião com o guia para apresentação dos participantes. À noite sugerimos opcionalmente jantar típico com fados.
2º Dia (Terça) Lisboa / Sintra / Lisboa
Café da manhã. Saída para a vila de Sintra - património da humanidade, vila repleta de histórico e lendário passado. Tempo livre para apreciar doces regionais como as queijadinhas ou travesseiros. Na continuação, panorâmica da Costa do Sol por Cascais e Estoril, regressando pela Riviera portuguesa a Lisboa. Visita panorâmica de Lisboa com perspectiva de vários locais de relevo na cidade, conhecendo o exterior da torre de Belém, mosteiro dos Jerónimos com tempo para degustar os famosos pastéis de Belém (opcional) e ainda vários pontos do centro da cidade. Hospedagem.
3º Dia (Quarta) Lisboa / Óbidos / Coimbra / Braga
Café da manhã. Saída para visita a Óbidos, encantadora vila medieval amuralhada. Saída para a histórica e monumental cidade de Coimbra, repleta de tradições e recantos de rara beleza. Panorâmica da cidade observando o rio Mondego, os conventos de Santa Clara, Sé velha e igreja de Santa Cruz, entre muitos outros pontos turísticos. Visita à antiga e prestigiada universidade, que formou muitos ilustres em várias áreas da sociedade. Tempo no centro da cidade. Continuação para a cidade dos arcebispos e capital do Minho: Braga. Hospedagem.
4º Dia (Quinta) Braga / Santiago de Compostela / Braga
Café da manhã. Saída com destino a Santiago de Compostela. Visita com guia local ao centro histórico, turístico e religioso, com destaque para a catedral, onde acorrem diariamente inúmeros peregrinos vindos dos famosos “Caminhos de Santiago”. Este grandioso monumento ergue-se na praça da Obradoiro, lugar de encontro de todos os que aqui chegam. Regresso a Portugal pela típica vila de Ponte de Lima com tempo para compras no comércio tradicional. Apreciando a paisagem minhota, chegada a Braga. Hospedagem.
5º Dia (Sexta) Braga / Guimarães / Porto
Café da manhã. Panorâmica da cidade com destaque para o exterior da catedral, mais antiga de Portugal e visita ao santuário do Bom Jesus. Continuação para Guimarães, cidade berço da nacionalidade portuguesa. Visita ao interior do paço dos duques de Bragança seguida de visita a pé no centro histórico da cidade, onde poderá admirar as suas velhas muralhas, ruas estreitas, casas palacianas, foto do exterior do castelo e a estátua do fundador D. Afonso Henriques. Tempo para compras. Partida para o Porto, visitando ainda prestigiadas caves com degustação do famoso Vinho do Porto. Chegada ao hotel. Hospedagem.
6º Dia (Sábado) Porto
Café da manhã. Dia dedicado à segunda maior cidade de Portugal. Panorâmica com um olhar sobre a Sé, praça da Liberdade onde se situa a estátua de D. Pedro IV de Portugal (D. Pedro I no Brasil), igreja e torre dos Clérigos e Foz. Visita ao palácio da Bolsa, destacando o seu magnífico Salão Árabe e cruzeiro em barco de turismo pelo rio Douro, admirando os bairros típicos e núcleo histórico que foi declarado Património da Humanidade pela Unesco. Tarde livre na cidade para visitas ou compras ao gosto pessoal. Hospedagem.
7º dia (Domingo) Porto / Aveiro / Fátima / Lisboa
Café da manhã. Saída para Aveiro, a fantástica cidade dos canais e dos deliciosos “ovos-moles”, apreciado doce regional. Continuação para Fátima, local das aparições em 1917 de Nossa Senhora aos três pastorinhos, hoje local de peregrinação mundial. Visita ao santuário à Capelinha das Aparições e à Basílica, onde se encontram os túmulos de Lúcia, Francisco e Jacinta. Tempo para compromissos religiosos e compras. Regresso a Lisboa. Hospedagem.
8º dia (Segunda) Lisboa / Sevilha
Café da manhã. Partida de Lisboa, atravessando a região portuguesa de Alentejo e entrando na província espanhola de Andaluzia para chegar à sua capital: Sevilha, esplendorosa cidade, vincadamente cultural e artística. Panorâmica da cidade com guia local. Perspectiva do Parque Maria Luísa, praça de Espanha, bairro de Santa Cruz, ‘torre del Oro’ e catedral. Hospedagem.
9º Dia (Terça) Sevilha / Córdova
Café da manhã. Partida por Carmona e Écija para Córdova, cidade conquistada pelos cristãos no séc. XIII, que possui a mais importante mesquita do mundo árabe durante o domínio islâmico. Panorâmica e visita de cidade com guia local, pelo do rio Guadalquivir que banha a cidade, com a possibilidade de percorrer as pitorescas e sinuosas ruas e pátios do centro. Possibilidade de entrada na Mesquita-Catedral. Restante tempo livre na cidade. Hospedagem.
10º dia (Quarta) Córdova / Granada
Café da manhã. Pequeno-almoço. Partida com paisagem de extensos olivais por Baena para Granada. Visita a locais emblemáticos como Jardins de Generalife, local de relaxamento e contemplação e Alcazaba, local de defesa na época islâmica. Restante tempo livre na cidade, sugerindo visita à catedral e capela Real, onde se encontram os restos mortais dos Reis Católicos. Possibilidade de assistir opcionalmente a espectáculo nocturno típico de Flamenco. Hospedagem.
11º dia (Quinta) Granada / Alicante / Valência
Café da manhã. Partida por Lorca para Alicante. A cidade e o seu porto têm a presença do Monte Benacantil, um grande promontório rochoso sobre o qual se ergue a fortaleza de Santa Bárbara. Oportunidade de percorrer a emblemática Esplanada de Espanha, com paisagem para a marina. Continuação por Alcoy para Valência. Panorâmica da cidade, terceira maior de Espanha virada para o mediterrânico, onde é possível constatar a harmonia entre os atractivos históricos e a arquitectura vanguardista como a Cidade das Artes e das Ciências na vanguarda da temática científica-cultural e o aquário ‘L’Oceanografic’. Hospedagem.
12º dia (Sexta) Valência / Peñiscola / Barcelona
Café da manhã. Partida junto ao Mediterrâneo por Castellón para a pitoresca cidade de Peñiscola com a cidadela medieval que se ergue num penhasco que está na origem da sua toponímia e que contrasta com a nova área da cidade virada para a sua extensa praia. Tempo para visita. De tarde continuação por via rápida mediterrânica até Barcelona. Hospedagem.
13º dia (Sábado) Barcelona
Café da manhã. Panorâmica da cidade com guia local, com passagem junto aos principais moti-vos de interesse desta espectacular cidade, da perspectiva incontornável desde o Montjuic, aos mercados, Rambla e Bairro gótico. No final, possibilidade de visita à Catedral*, em estilo gótico, que foi construída nos séculos XIII a XV sobre a antiga catedral românica. Restante tempo para livre visita, aconselhando as visitas a ícones de Gaudi como Parc Guell, Sagrada Família, passear nas Ramblas e passeio marítimo ou mesmo visitar o Nou Camp. Hospedagem.
14º dia (Domingo) Barcelona / Zaragoza / Madri
Café da manhã. Saída por Lérida para Zaragoza. Oportunidade para visita à Basílica de Nª Sra. do Pilar, padroeira de Espanha, no interior da qual se podem admirar pinturas de Goya. Saída por Calatayud e Guadalajara para Madri. Panorâmica orientadora da cidade com guia local. Hospedagem.
15º dia (Segunda) Madri
Café da manhã. Dia livre para percorrer alguns dos mais importantes focos turísticos da capital de Espanha: Portas do Sol, Castellana e a vanguardista praça de Castilla. Hospedagem.
16º dia (Terça) Madri / Cidade de origem
Café da manhã e traslado privativo para o aeroporto. (Quarto disponível até às 12h00).
Fim dos nossos serviços
Nota 1: Garantimos a assistência de boas-vindas e a nocturna de Fado com jantar, caso tenha reservado o pacote “Mais incluido”, se seu voo tiver chegada na data do catálogo antes das 17h00. Chegadas posteriores ficarão sujeitas a reconfirmação localmente.
Nota 2: A visita ao palácio da Bolsa tem acesso limitado de visitantes e datas com restrições. No caso improvável de não ser possível efectuar esta visita, será efectuada visita à igreja de São Francisco.
Nota 3: A entrada nos Jardins de Generalif e Alcazaba têm acesso limitado de visitantes. No caso improvável de não ser possível assegurar esta visita, será efectuada visita da cidade de Granada com entrada na catedral e capela Real.
Nota 4: Face às normas em vigor em alguns dos monumentos é obrigatória a informação dos dados de passaporte na reserva, com pelo menos 20 dias de antecedência.
Nota 5: Devido a feiras/congressos ou alto fluxo de procura turística pontual, podemos ser obrigados a substituir o hotel previsto por outro da mesma categoria, mas eventualmente em localiza-ção diferente da publicada em catálogo.