1º Dia: San José
Após a chegada na Costa Rica, uma vez que você passar a imigração, retirar a bagagem e passar pela alfândega, chegará até a saída onde o guia estará esperando por você (segurando uma placa com o seu nome). Ele irá recebê-lo e informará os detalhes da viagem e, em seguida, levá-lo para o hotel. A viagem do aeroporto para o hotel leva aproximadamente 30 minutos (dependendo do tráfego e do hotel).
2º Dia: San José
Para chegar aos diferentes lugares incluídos neste passeio, pegamos a Rodovia Pan-Americana para a cidade de Alajuela. No caminho, passamos pelo Monumento ao Agricultor, o Monumento a Juan Santamaría e o famoso Parque de los Mangos. A primeira parada é feita na plantação de café Doka, que pertence à família Vargas Ruiz e que desde 1931 se dedica à produção de café. Durante a visita, aprenderemos sobre a produção, colheita, processamento e torrefação do grão de ouro. Após o café da manhã e a degustação, continuaremos até o Vulcão Poás. À medida que subimos a diferença de temperatura e vegetação é perceptível, poderemos observar as culturas de samambaias, flores e morangos que criam uma paisagem multicolorida. Poás é um dos vulcões mais impressionantes do país graças à sua imensa cratera principal que mede um quilômetro de diâmetro e 314m de profundidade. No Parque, é permitido permanecer na área da cratera por cerca de 20 minutos para observar o impressionante gêiser principal. No final da manhã, visitaremos os Jardins da Cachoeira de La Paz, um belo parque natural privado com mais de 3,5 quilômetros de trilhas que levam à Cachoeira da Magia Branca. O parque também tem um aviário com 40 espécies de aves, um centro de resgate de felinos, um observatório de borboletas, um jardim de beija-flores, um serpentário, um sapo e uma casa típica. Deve-se levar um casaco leve, sapatos confortáveis, repelente, binóculos e câmera.
Importante: De acordo com os novos regulamentos do parque, é necessário levar um documento de identificação para entrar (aplica-se a nacionais e estrangeiros). Devido à atividade constante, esta visita está sujeita a restrições e/ou cancelamentos sem aviso prévio.
3º Dia: San José - Tortuguero
Partida antecipada do hotel em San José para a área do Caribe, tomando a Rota 32. Ao longo do caminho, pode-se admirar a grande biodiversidade de uma incrível área protegida na Costa Rica enquanto o ônibus passa pelo Parque Nacional Braulio Carrillo. O café da manhã será tomado no caminho quando chegamosr em Guápiles ou arredores. Depois de uma viagem de aproximadamente duas horas através de pequenas aldeias no meio de plantações de abacaxi e banana, chegaremos ao pequeno cais de Caño Blanco / Pavona, para pegar o barco que nos levará ao hotel, onde desfrutaremos de um delicioso almoço na chegada. À tarde, visita a pequena cidade de Tortuguero, uma pequena comunidade localizada em uma das ilhas ou ilhotas entre o mar e as lagoas de Tortuguero. Consiste em uma rua onde você vai encontrar alguns restaurantes, bares e lojas onde, se desejar, você pode comprar itens de lembrança. Mais tarde, visitaremos a Sea Turtle Conservancy, uma fundação encarregada da pesquisa e monitoramento de tartarugas marinhas na área.
4º Dia: Tortuguero
Após o café da manhã, poderemos desfrutar do passeio de barco pelo Parque Nacional Tortuguero. O Parque Nacional Tortuguero é um dos destinos de ecoturismo mais populares devido à sua beleza cênica e rica biodiversidade. Os canais, rios, praias e lagos desta área são um laboratório vivo de floresta tropical, água doce e biologia marinha. Tortuguero é considerado o local mais importante na parte ocidental do Caribe para a desova da tartaruga verde e outras espécies, como a tartaruga-de-couro e a tartaruga-de-pente. Existem muitos rios, canais e lagoas que são usados por moradores e turistas para navegar de um lado para o outro e onde os amantes da natureza podem admirar a exuberante flora e fauna do lugar. Almoço no hotel. Durante a tarde, partida de barco e visita dos canais adjacentes ao Parque e resto da tarde livre para desfrutar das comodidades oferecidas pelo hotel. Jantar no hotel. De Julho a Setembro: Caminhada guiada opcional (não incluída no pacote) para observação de nidificação de tartarugas marinhas.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
A ordem do itinerário pode mudar devido às condições meteorológicas.
Bebidas alcoólicas, refrigerantes e água engarrafada não estão incluídos.
Por razões de segurança e limitações de carga e espaço nos barcos, a bagagem por pessoa é restrita a uma única mala de até 25 libras (12 kg) e uma mala de mão.
Recomendamos usar roupas de cor escura durante a excursão de observação de tartarugas.
5º Dia: Tortuguero - Arenal
Café da manhã no hotel. Partida de barco de volta ao cais de Caño Blanco e na chegada, continuação de ônibus para Guápiles. Almoço incluso em Guápiles.
6º Dia: Arenal
O passeio começa assim que saímos do hotel em La Fortuna. Esta caminhada é uma opção divertida e educativa para aprender mais sobre a floresta e o ambiente local e desfrutar de um contato próximo com a natureza. Ao caminhar pelas trilhas, o fascinante mundo da floresta tropical se abrirá diante de nós. Ao longo desses três quilômetros de trilhas, mergulharemos na diversificada fauna e flora da floresta tropical, admirando pássaros coloridos e espécies de plantas tropicais que serão apontadas e explicadas pelo guia. Mais de 50 espécies de aves foram contadas na área. Horário: 08hs, 09hs, 10hs, 12hs, 13hs e 14hs. Extensão: 3,2 km (versão curta: 1,9 km). Duração: 2,5 horas aproximadamente.
Deve-se levar roupas confortáveis, calças compridas, sapatos fechados (sem sandálias), suéter, capa de chuva (especialmente durante a estação verde), câmera, binóculos, protetor solar e repelente de insetos. O tour regular Parque Nacional Volcán Arenal omeçará com uma curta caminhada no Setor Península do Parque Nacional do Vulcão Arenal, perto do Lago Arenal. É uma trilha acessível a 1,5 km (1 milha) de distância que dura aproximadamente 1 hora. Durante este passeio, desfrutaemos de excelentes vistas do Lago Arenal e da Cordilheira Vulcânica de Tilaran a partir dos diferentes pontos de observação que estão ao longo da trilha. Em seguida, teremos a oportunidade de caminhar até o deck de observação de cerca de 10 metros de altura, admirar o vulcão de perto e aprender sobre a história, os ciclos ativos e a formação geológica deste colosso. No final da trilha, desfrutaremos de frutas tropicais frescas e embarcaremos no barco para o passeio ao longo do incrível lago. Lá poderemos observar a floresta tropical, ilhas, aves aquáticas e alguns dos animais que fazem sua casa nesta área. Após 45 minutos de passeio de barco, chegaremos à estação de barcos do Lago Arenal, de onde retornaremos ao hotel. Horário: 08hs ou 14h30. Duração: 3h30 aproximadamente.
Deve-se levar roupa confortável e leve, casaco ou capa de chuva, chapéu/boné, tênis ou de caminhada, protetor solar e repelente de insetos (de preferência biodegradável).
7º Dia: Arenal - Monteverde
Deixando Arenal em direção à Monteverde, nosso traslado se transforma em excursão, uma maneira rápida e cênica de ir de La Fortuna (área de Arenal) para Monteverde. Sairemos do hotel em La Fortuna, para iniciar uma viagem de micro-ônibus por aproximadamente 30 minutos até a represa do Lago Arenal. Uma vez na represa, embarcaremos em um barco pontão confortável e seguro e depois de uma viagem de 30 a 40 minutos chegaremosao Rio Chiquito, uma pequena comunidade do outro lado do lago. O Lago Arenal é o maior e mais importante da Costa Rica, é de origem artificial construído em 1974, a fim de obter energia hidrelétrica para o país. É também um lugar onde pode-se encontrar uma variedade de aves residentes e migratórias, às vezes é possível observar mamíferos como macacos e preguiças nos arredores do local, além de excelentes vistas do Vulcão Arenal quando ele clareia. Uma vez em Rio Chiquito, deixaremos o barco e continuaremos outro passeio de aproximadamente 1,5 horas até os hotéis na área de Monteverde (durante a estação chuvosa, essa transferência pode demorar um pouco mais). É aconselhável usar calças compridas, casaco, sapatos confortáveis, câmera, binóculos, protetor solar e capa de chuva.
8º Dia: Monteverde
O passeio começa quando o guia o pega em seu hotel em Monteverde. Então começaremos a descobrir as trilhas, há várias que se pode escolher. Uma alternativa é caminhar até o mirante panorâmico La Ventana, onde poderá testemunhar o contraste natural feito pela Divisão Continental, uma característica geográfica que traça as principais cadeias montanhosas da Costa Rica. Aqui, poderemos experimentar a força dos ventos alísios carregados de umidade que sopram da costa do Atlântico e testemunhá-los descer em alta velocidade para o Pacífico Central e planícies costeiras do norte da Costa Rica. Existem mais de 500 espécies de aves, incluindo o majestoso Quetzal, 120 espécies de répteis e anfíbios, mais de 3000 plantas e a maior variedade de orquídeas do mundo (dração: 3-4 horas aproximadamente). Deve-se levar roupas quentes, sapatos de caminhada, capa, câmera e binóculos.
9º Dia: Monteverde - Guanacaste
Traslado desde Monteverde até Guanacaste. Hospedagem.
10º Dia: Guanacaste
Dia livre para atividades pessoais. Hospedagem.
11º Dia: Guanacaste - San José
Traslador desde Guanacaste até San José. Hospedagem.
12º Dia: San José
Traslado ao aeroporto internacional a tempo de embarcar em voo ao destino de origem.
Fim dos nossos serviços